Harry Potter Pride RPG 4.0 - HP Forum
Membro? >> Faça Login
Visitante? >> Bem vindo! Registre-se e começe a jogar!

Participe do fórum, é rápido e fácil

Harry Potter Pride RPG 4.0 - HP Forum
Membro? >> Faça Login
Visitante? >> Bem vindo! Registre-se e começe a jogar!
Harry Potter Pride RPG 4.0 - HP Forum
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Aula II - Ficha herbológica: Losna

Ir para baixo

Aula II - Ficha herbológica: Losna Empty Aula II - Ficha herbológica: Losna

Mensagem por Richard Harris Qui maio 26, 2011 10:02 pm

A Estufa nº4 estava cheia de alunos, todos conversando. Mas devido à experiência da outra aula, ninguém ousava falar auto demais.
Depois de alguns minutos esperando, o professor Richard apareceu na sala, assoviando algo que parecia uma música.
-Boa tarde, meus queridos! - disse ele entre sorriso.
Ninguém entendeu o que se passava. O professor havia sido eletrocutado e perdido a consciência? Onde estava toda a severidade?
-Bem, antes que vocês comecem com as perguntas, me sigam. Hoje nossa aula será no jardim central.
Rapidamente todos apanharam as mochilas e os materiais de jardinagem e acompanharam o professor para o jardim central. Lá, haviam vários pares de vasos sendo um vazio e um com uma planta ligeiramente grande e com flores amarelas bem pequenas e do lado, um quadro negro suspenso em um cavalete.
-Vamos, todos sentem-se no chão em roda. - disse ele indicando para o grupo de alunos.
Todos assentiram e assim fizeram.
-Hoje vamos estudar a primeira erva do cronograma. Ela se chama losna. - disse ele. Então apontou para o quadro com a varinha, onde palavras iam surgindo.

Aula II - Ficha herbológica: Losna CJryT

Losna, ou Artemisia absinthium L. é uma planta usada na poção para doenças do estômago e para curar infecções do fígado. Descoberta em 1023 a.C por Haijin Natraesh, um bruxo herbólogo do Egito. As propriedades aperitivas (estimulante do apetite), vermífugas e estomacais explicam o uso da planta no preparo do vermute e do licor de absinto, entretanto, vale lembrar que a presença de uma substância tóxica - a tuinona - pode produzir efeitos altamente perigosos. Em doses elevadas, os chás e outros preparados a partir desta planta podem provocar tremores, convulsões, tonturas e até delírios. No século XIX, registrou-se vários casos de intoxicações e até mortes provocadas pelo uso de um licor obtido pela maceração do absinto em álcool. Na maior parte das vezes, o licor de absinto era usado como alucinógeno e não com finalidades medicinais.

A losna (Artemisia absinthium L.) é uma planta herbácea, perene (cultivada muitas vezes como anual), que alcança de 1 a 1,20 m. de altura. Produz folhas recortadas, de coloração verde-acinzentada e flores amarelas, bem miúdas e reunidas em pequenos cachos. Em algumas regiões a floração da planta é difícil, principalmente em locais muito quentes ou com sol intenso; por isso, para finalidades medicinais costuma-se utilizar mais as folhas do que as flores.
Também é muito importante lembrar que a losna ou absinto (Artemisia absinthium L.) não deve ser confundida com outra planta muito conhecida: o abrótano (Artemisia abrotanum L.) que apresenta folhas mais finas e sabor agradável.

Aula II - Ficha herbológica: Losna A10absinto

A losna se propaga por meio de sementes, por divisão de touceiras ou por estaquia. O solo ideal para o cultivo deve ser argilo-arenoso, fértil e profundo. Para o plantio em vasos ou jardineiras, é essencial garantir uma profundidade de 30 cm, mais ou menos. A planta é muito resistente a doenças, raramente é atacada por insetos, porém, é essencial a retirada de ervas daninhas que podem prejudicar o seu desenvolvimento. Recomenda-se cautela com a aplicação de adubos ou fertilizantes (naturais ou químicos), pois o excesso pode prejudicar o aroma da losna. A adição de composto orgânico em doses controladas favorece o cultivo.
Se a finalidade da colheita for as folhas, deve-se retirá-las aos primeiros sinais da formação dos futuros órgãos de reprodução, para evitar a perda dos princípios ativos. Caso a finalidade seja obter as flores, a colheita deve ser realizada assim que estas começam a se formar, pois a planta permanece florida por cerca de sete dias e, após esse período, as flores se tornam muito sensíveis, desmanchando-se e caindo com facilidade. Para melhor conservação, a losna pode ser armazenada seca: coloque as folhas e flores estendidas em local ventilado, longe da exposição aos raios solares e depois guarde em caixas de madeira, de preferência.

Como vocês podem ver, existe uma classificação padrão para todas as plantas. Em resistência, vemos como a planta reage à mudanças no clima. A escala vai de 1 a 5, sendo 1 a menos resistente e 5 a mais resistente.
Em Toxicidade, vemos o quanto ela pode fazer mal ao corpo. A escala vai de 1 a 5, sendo 1 a menos tóxica e 5 a mais tóxica.
E em Perigo, vemos quão perigoso ela pode ser para o bruxo que a manipula. Algumas plantas podem morder ou disparar veneno contra os bruxos que estão por perto. A escala vai de 1 a 5, sendo 1 a menos perigosa e 5 a mais perigosa.

-Agora observem como é feita a semeadura da losna. - disse ele pegando um dos vasos. -Segurem o vaso com uma mão, e com a outra mão deslizem pelas flores delicadamente, para que as sementes caiam em sua mão. Então rapidamente coloquem as sementes no outro vaso. E em seguida, coloquem água até a semente desaparecer para dentro do vaso.

-Certo. A tarefa de vocês é simples:

1. Coletem as sementes e plantem no vaso vazio do lado de vocês uma vez apenas, conforme eu mostrei.

2. Peguem um pedaço de pergaminho e me respondam, de acordo com o que eu falei na aula, qual é a função da losna, ou seja, para que ela é usada.

3. Pesquisem usando os livros [usem a internet, por favor!] o que é o Absinto.

Boa sorte a todos.

----------------------
Terminando esta aula, você irá ganhar:

Pontos de habilidade:25
Pontos de conhecimento:30
Pontos de Histamina:15
Energia:10

Richard Harris
Richard Harris
Administrador Richard Harris
Administrador Richard Harris

Mensagens : 87
Masculino Respeito às regras :
Aula II - Ficha herbológica: Losna Left_bar_bleue100 / 100100 / 100Aula II - Ficha herbológica: Losna Right_bar_bleue

Data de inscrição : 28/02/2011
Idade : 53

Registro Bruxo
Personagem: Preencha aqui o nome completo do seu personagem
Nível: 0
Casa de Hogwarts:

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos